novocoronavírus

Laboratório do Estado já faz exames que confirmam ou descartam coronavírus

18.294

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Lacen (divulgação)

O Laboratório Central do Estado (Lacen) começou, nesta sexta-feira, fazer os exames específicos para o novo coronavírus. No primeiro dia de análises, técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, enviavam as amostras com suspeitas de infecção. Agora, a expectativa é reduzir o tempo para confirmar ou descartar as suspeitas. 

O diagnóstico para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) amplia o painel de vírus de transmissão respiratória analisados pelo Lacen, que até então investigava os tipos mais comuns em circulação no país (influenza A e B, três tipos de parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório). Os casos onde o Lacen não identificava nenhum desses é que eram encaminhados para um segundo exame na Fiocruz. Agora, o primeiro exame a ser feito é o específico para o coronavírus. Os que tiverem resultado negativo é que serão rodados para os demais sete tipos. 

Licitação para obras na 'pior rua de Santa Maria' tem nova data

A primeira carga de exames teve resultado negativo para o vírus em todas as amostras. Contudo, os dados ainda precisam ser classificados e tabulados no sistema para serem contabilizados nos balanços diário. 

AUMENTA SUSPEITAS NO ESTADO E NO BRASIL
Nesta sexta-feira, o número de casos confirmados no Brasil aumentou de 9 para 13. No Rio Grande do Sul, ainda não há nenhum caso confirmado. O número de suspeitas no Estado subiu de 104 para 112. Em São Gabriel, uma paciente que aguardava o resultado teve a resposta negativa para a doença nesta sexta-feira. Os dois pacientes ainda sob suspeita na Região Central, em Cruz Alta, estão em isolamento domiciliar. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 24 o números de casos de coronavírus no Brasil Anterior

Sobe para 24 o números de casos de coronavírus no Brasil

Próximo

Brasil chega a 9 casos confirmados de coronavírus

Saúde